Açores - Caminhadas nas Ilhas do Canal
Detalhes da Oferta
4 a 7 setembro 2026
Preço por Pessoa em Quarto Duplo: 1135€
Suplemento Individual: 170€
Inclui:
- Transporte locais de origem/aeroporto e vice versa;
- Voos em classe económica, com 1 peça de bagagem de porão incluída;
- Alojamento no Hotel Horta 4* com pequeno-almoço incluído;
- 3 Noites de alojamento em quarto standard;
- Refeições conforme indicadas (3 jantares com bebidas em restaurante local + 1 almoço piquenique;
- Transferes e excursões conforme descritas no programa com acompanhamento de guia local;
- Bilhetes de entrada em Museus, Centros e Parques conforme mencionado no programa;
- Provas conforme mencionado no programa;
- Bilhetes de barco conforme indicados;
- Guia acompanhante RSI durante todo o percurso;
- Seguro de viagem Silver Plus (apólice nº VG64743395) – contempla cancelamento antecipado de viagem mediante motivos justificáveis pela seguradora – informações disponíveis na agência de viagens;
- Taxas de turismo, serviços e IVA.
Não inclui:
- Almoços (à exceção do almoço piquenique em São Jorge);
- Taxas turísticas (se aplicável);
- Acompanhamento noturno de guia local nos jantares;
- Gratificações, serviço de bagageiro e despesas pessoais;
- Despesas de carácter pessoal e outros serviços não mencionados como “incluídos”.
Notas:
- Viagem sujeita a mínimo de 30 participantes;
- Por razões logísticas, a ordem das caminhadas poderá ser alterada, garantindo sempre o cumprimento do programa;
- Quaisquer cancelamentos estão sujeitos às condições em vigor à data da anulação da viagem;
- Programa sujeito às condições gerais disponíveis em www.rsi-viagens.pt;
Itinerário
1º Dia - Locais de Origem / Lisboa / Faial – Caminhada do Cabeço do Canto - MP
Partida em hora e local a indicar, seguimos em direção ao Aeroporto de Lisboa. Partida em voo com destino ao Faial (horários a indicar). Chegada ao Faial, encontro com o guia local e partida em direção à Ponta dos Capelinhos, onde a paisagem foi completamente alterada, com as casas e os campos cobertos por cinzas vulcânicas da erupção de 1957/58. Visita ao Centro Interpretativo do Vulcão, onde as memórias do Vulcão dos Capelinhos foram preservadas na intervenção de requalificação realizada nas ruínas soterradas do antigo farol, que permite aos visitantes serem transportados de volta às erupções ocorridas na década de 1950. Início do nosso percurso pedestre: Cabeço do Canto (Categoria – Circular | Dificuldade – Média | Extensão - 2,6 km | Tempo médio - 2h00). Paragem para almoço (não incluído). Seguimos até à cratera da Caldeira, na parte central da ilha, com 400 metros de profundidade e 2 km de diâmetro, rodeada por uma vegetação luxuriante. Continuamos até ao miradouro da Espalamaca, com uma bela vista panorâmica sobre a cidade da Horta. Chegada ao Hotel. Check-in. Jantar com bebidas servido no hotel. Alojamento.
2º Dia - Faial / Pico – Caminhada da Criação Velha / Faial - MP
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, transfer até ao cais da Horta para embarque no ferry com destino ao Pico. Chegada à Madalena e partida para a Criação Velha para visita à zona protegida das vinhas, declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Pequeno passeio a pé pelas Vinhas da Criação Velha (Categoria – Linear | Dificuldade – Fácil | Extensão – 6,9 km | Tempo médio - 2h00). Continuação do passeio com breve paragem no Mistério de São João. Paragem na Igreja de São Mateus, uma das igrejas mais ricas e majestosas da ilha do Pico. Chegada à Vila das Lajes, antigo centro baleeiro e visita ao Museu dos Baleeiros, o mais visitado dos Açores e o único museu em Portugal especializado na baleação artesanal. Paragem para almoço (não incluído). Prosseguimento pela estrada interior, atravessando a ilha até à vila de São Roque. Prova de Vinhos em Adega local. Continuamos o passeio com paragem em Arcos do Cachorro onde se encontra um conjunto de formações rochosas de origem vulcânica. O tour termina no cais da Madalena para embarque no barco de regresso ao Faial. Chegada a Horta e transfer até ao hotel. Jantar com bebidas servido no hotel. Alojamento.
3º Dia - Faial / São Jorge com trilho Fajã dos Vimes-Fragueira-Portal / Faial - PC
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, transfer até ao cais da Horta para embarque no ferry com destino a São Jorge. Chegada às Velas e partida em direção à Beira para visita à Queijaria Uniqueijo, com possibilidade de degustação de queijos. Seguimos em direção à Fajã dos Vimes para visitar a oficina de artesanato onde são confecionadas as tradicionais colchas artesanais e degustar um café cultivado e confecionado localmente. De seguida, iniciaremos o nosso percurso pedestre: Fajã dos Vimes-Fragueira-Portal (Categoria: Linear | Dificuldade: Média | Extensão: 3,1 km | Duração média: 1h30). Almoço piquenique durante o percurso. Continuamos o nosso passeio com uma paragem no miradouro sobre a vila da Calheta. Paragem na paróquia de Manadas para visita à igreja de Santa Bárbara. Chegada às Velas e pequeno passeio a pé por esta pitoresca cidade. Jantar, com bebidas, servido em restaurante local em São Jorge. Após jantar, embarque no ferry de regresso ao Faial. Chegada e transfer até ao Hotel. Alojamento.
4º Dia - Faial / Visita de ½ dia à Horta / Lisboa / Locais de Origem - APA
Pequeno-almoço no hotel. Saída do hotel para pequeno passeio a pé pela cidade da Horta. Visita ao Museu de Scrimshaw do “Peter”, nascido em 1986 e que constitui um local de visita obrigatória, pois lá se preserva o testemunho e a memória da grande aventura que foi a caça à baleia, principalmente nas ilhas do Faial e Pico. A visita termina com prova do famoso gin tónico do Peter Café Sport, um café-bar que ganhou uma projeção mundial notável devido ao iatismo. Resto de tarde livre para atividades de carácter pessoal. Transfer de partida até ao aeroporto para embarque no voo com destino a Lisboa. Chegada e transporte de regresso os locais de origem. Fim de viagem e dos nossos serviços.